notícias

25/03/2015

Curiosidades

Google.com

Para que possamos enxergar, é preciso a presença de luz. A luz, torna possível a visão e a percepção de cores. A pupila é a área em nosso olho, responsável por regular a quantidade de luz que entra na estrutura ocular. Na presença de pouca luz, ela se abre mais e em ambientes com maior luminosidade ela se fecha mais.
A ausência de iluminação adequada em um ambiente pode tornar a leitura ou outro trabalho que exija esforço visual, mais difícil e cansativo, mas cientificamente, os estudos não demonstram que isto pode ser causa de enfraquecimento da visão.


De uma forma geral, pode-se dizer que esforço visual, como ler demais, assistir TV, usar computadores, vídeo games ou qualquer outra atividade desta natureza, não causa problemas mais sérios ou definitivos a visão, independentemente da idade da pessoa.
No entanto, o esforço visual pode causar sintomas temporários, como olhos vermelhos, irritação, ardência, dores de cabeça, ou mesmo embassamento visual.
Um local melhor iluminado, permite que possamos enxergar melhor, com cores mais vivas e maior contraste, tornando o esforço visual menos penoso. É preciso também lembrar que, a iluminação, para ser confortável, não deve estar na frente dos olhos, mas preferencialmente estar posicionada de forma indireta .


É também aconselhável que a pessoa submetida a uma atividade que cause cansaço visual, faça a cada 2 horas uma pausa de aproximadamente 5 a 10 minutos, de preferência fechando os olhos ou olhando para longe.
Além disso, sempre que possível, utilizar iluminação adequada é muito importante para que os olhos possam trabalhar em condições menos cansativas e possamos amenizar os efeitos do cansaço por esforço visual .


Dr. Francisco Eugênio Campiolo

imagens